quinta-feira

Descobrindo com os Pequenos : As Estações do Ano e as Comemorações Pagãs


Aproveitando o frio...a chuva...e o feriado que nos brinda com um tempo maior para curtirmos juntos resolvemos abordar as Estações do Ano - uma forma bem legal de introduzir "as explicações sobre as comemorações pagãs" !
Primeiro preparamos um chocolate quente bem gostoso e um prato de biscoitos feitos em casa e começamos a contar a História do caminho da Terra ao redor do Sol durante um ano todo ...
Para que todos pudessem visualizar facilmente  usamos uma bola de basquete que temos em casa ( a Terra) e  uma vela acesa ( o SOL) e fizemos o passeio da Terra ao redor do Sol.
Primeiro sem inclinar a Terra, e depois falei que na verdade a Terra encontra-se inclinada e aí refizemos o caminho novamente - agora com a Terra inclinada - ao redor do Sol.
Foi um sucesso ! Depois, claro pegamos papéis grandes e lápis de cera e cada um pode desenhar a sua história d "O Caminho que a Terra faz ao redor do Sol durante o ano !" e deixamos a pergunta: o que será que acontece durante todo este tempo ? E cada um levou consigo a pergunta para amanhã ( teremos todo o feriado para tratar disso!) retomarmos a conversa.
Já perguntaram sobre a possibilidade de convidar alguns amigos para participar desse nosso "jogo-história"...o que é ótimo !
Com isso amanhã teremos um lanche bem legal para preparar para os nossos convidados !
Acredito que já tem o tamanho e a compreensão necessárias para - a partir do conhecimento das estações do ano , de como elas se constituem e os seus desdobramentos - se aproximar mais das nossas comemorações pagãs , e entendendo melhor os seus significados.
 Acima uma imagem que achei na internet e que ajuda bastante o entendimento desse "caminho da Terra ao redor do Sol".
E vocês ? O que acham ? Já fizeram algo semelhante ? Conte para nós !
Beijos e bênçãos !

Nenhum comentário: