quinta-feira

Livrando-se dos...ratos !!!


O assunto é sério. Rato traz muitas doenças e até hoje não temos um predador que equilibre normalmente a existência destes seres( aliás há mas ratos que humanos !!!) - em especial nas grandes metrópolis - pois já desequilibramos o nosso planeta em muitos aspectos. Então o negócio é assumirmos essa tarefa e da forma MAIS ECOLÓGICA possível.
Aqui o "passo-a-passo":

Veneno ecológico para matar ratos - UTILIDADE PÚBLICA.
Nossos cientistas são feras mesmo!
Método usado por criadores de pássaros!
Como fazer:
a) Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo);
b) Coloque no multiprocessador ou liquidificador (SEM ÁGUA);
c) Triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó.
Onde colocar:
Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão;
a) Perto das portas;
b) Janelas (SIM... eles escalam as janelas...)
c) Atrás da geladeira;
d) Atrás do fogão;
e) À beira de esgotos, de córregos e valas, em ruas e/ou alamedas, por exemplo.
OBS.: O custo é muito barato e a eficácia é muito elevada!
O rato come essa farofinha, mas não tem como digerir o feijão (cru), por falta de enzimas digestivas ou substâncias que digerem feijão cru. Isso causa aos ratos envenenamento natural por fermentação. Todos os que ingerem morrem!
A população de ratos se extingue em três dias no entorno da área em que o farelo do feijão cru foi colocado.
DETALHE IMPORTANTE:
a) Ao contrário dos tradicionais venenos (Racumim, por exemplo), o rato morre e não contamina animais de estimação. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e o matou é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de MATAR pra comer... Mas animal morto, eles não comem. E não há evidências de que o farelo do feijão cru faça mal a gatos e cachorros, pois, eles têm enzimas digestivas capazes de metabolizar esse alimento.
b) Se tiver crianças pequenas (bebês), ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru, é digerido. Mesmo assim, é preciso colocar o "veneno" em lugares seguros, longe do alcance das crianças, isto é, onde crianças não costumam transitar, porque a urina de ratos, em alimentos (no feijão triturado, no caso) pode conter Leptospirose, contaminação microscópica que pode matar seres humanos de qualquer idade, se não tratadas a tempo! Só isso, como cuidado!

Helena de Oliveira Schwartz
Educadora Ambiental na ONG Makaya / Casa do Zezinho
Estudante de pós-graduação em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ - USP
Bióloga Licenciada e Bacharel pela UNESP - Campus Botucatu

DIVULGUEM, POR FAVOR!
NÃO TEM CONTRA INDICAÇÃO.
O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DE TODOS AGRADECEM!
VAMOS PARAR DE UTILIZAR PRODUTOS QUÍMICOS A TODO MOMENTO!

fonte : facebook
Um abraço !

sábado

O que e como comemorar ? Ostara ou Mabon ?

Um novo festival se aproxima e precisamos  nos preparar .
Para quem vive no Hemisfério Sul, como nós, muitas vezes fica difícil decidir se comemoramos Ostara e seguimos as comemorações habituais de Páscoa  daqui ou se seguimos o que a Natureza nos apresenta - o equinócio de Outono - e festajamos Mabon.
Descobrimos uma possibilidade muito legal de conhecer  um pouco sobre estas Festas do ponto de vista Humanístico e Ecológico enriquecido pela Pedagogia Waldorf ( que tem todo um embasamento filosófico espiritual holístico onde o Homem é o ponto de partida e de chegada de todos os estudos e práticas) e estamos curtindo ! O curso ( "Um Olhar Humanístico Ecológico Waldorf sobre as Épocas e Festas do Ano- Páscoa & Outono") apresenta uma parte teórica ( como a festa pagã foi absorvida pelo  cristianismo e o judaísmo), faz o link entre Ostara e Mabon, pois traz um olhar para a Natureza e o tempo de Outono ( o que nos ajuda muito na hora de comemorar, inclusive com as crianças), e é recheado de sugestões de atividades, textos e histórias relacionadas. Apesar de rápido ( são 4 aulas online) é muito rico .

 São 4 encontros online, ambientados num blog de acesso restrito, e o valor é bem convidativo. Vale muito a pena, e nós estamos adorando !

Quem quiser saber mais: http://cursostecendohistorias.blogspot.com.br  ou se inscrever envie um e-mail para tecendohistorias@gmail.com

Boas descobertas !