terça-feira

A Befana passou por aí ???


Uma das tradições pagãs que as crianças mais curtem é a passagem da Befana.
Semelhante à passagem de Nicolau em 6 de Dezembro para os criatãos europeus ( tradição curtida também pelos simpatizantes da Pedagogia Waldorf), e à passagem dos Reis Magos trazendo presentes no dia 6  de Janeiro.
Uma crença popular é que seu nome provém da celebração da Epifania, todavia, evidências sugerem que a Befana deriva da deusa sabina/romana denominada Strina.
Esta Befana parece ser herdeira de uma deusa pagã denominada Strenia, que patrocinava os presentes de ano novo, "Strenae", da qual, de fato, provém o seu nome. Os seus presentes eram do mesmo tipo dos da Beffana - figos, tâmaras e mel. Além disso, as suas celebrações recebiam forte oposição dos primeiros cristãos, pelo seu caráter barulhento, agitado e licencioso .

Segundo o folclore popular, a Befana visita todas as crianças da Itália na noite de 5 para 6 de janeiro, para encher de caramelos suas meias (se comportaram-se bem), ou com pedaços de carvão (se foram mal-comportadas). Sendo uma boa dona de casa, diz-se que varrerá o piso antes de sair. A tradição recomenda que as crianças da casa deixem uma garrafinha de vinho e uma porção de um prato típico ou local para a Befana.
A Befana é representada como uma velhinha de xale negro, coberta de fuligem porque entra nas casas pela chaminé. Ela voa montada numa vassoura, sempre sorri, e carrega um cesto cheio de doces e presentes (ou carvão).

Segundo a tradição popular, os Três Reis Magos iam para Belém levar presentes para o Menino Jesus, e, em dúvida quanto ao caminho a seguir, resolveram pedir informações à uma velha. Ela tampouco sabia o caminho, mas convidou os visitantes a pernoitar em sua casa. Na manhã seguinte, em agradecimento pela acolhida, eles a convidaram a segui-los e visitar o Menino, mas ela lhes disse que estava muito atarefada. Mais tarde, porém, arrependeu-se e seguiu pelo caminho tomado pelos Magos, mas nunca mais conseguiu reencontrá-los.


Desde então, diz a lenda que ela para em todas as casas que encontra pelo caminho, dando doces às crianças na esperança de que um deles seja o Menino Jesus.

Aqui , nada de carvões ! Fomos muito bonzinhos e bem comportados...!!!

Um comentário:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

E foi atraves da Befana desta postagem há quase 3 anos que eu conheci a Strega Mamma! Ah... passou muito rápido! Adoro esta comemoração e histórias e adoro seu Blog cheio de boas energias! Obrigada por existir! Beijos!!!
CamomilaRosa