Celebrações

SABATS:
       

Tora de Yule ( para fazer com as crianças...!)
Se você não encontrar um "tronco de árvore" com o diâmetro necessário para fazer os furos e acomodar as velas não se desespere !!!
Amarre alguns gravetos e ...pronto !
Aqui aproveitamos um fio de lã vermelha que certamente iria para o lixo ( reciclado, claro !)
Para apoiar a vela ( você poderá querer fazer com  3 velas : preta, vermelha e branca, ou com 7 velas brancas ...) você usará cascas de nozes vazias ( uma para cada vela). Você irá colar com cola quente as cascas no tronco/gravetos amarrados.
Para fixar as velas o melhor é usar uma outra vela acessa : pingue as suas "lagrimas" no fundo de cada uma das cascas de nozes e vá "colando cada vela no interior das cascas.
Para a decoração usamos  um pouco de musgo, uma velha pinha, e 2 espigas de trigo ( elas normalmente enfeitam os pacotes de presentes).
Agora é só festejar !
*******------*******------*******------*******
A CRUZ DE BRIGITH ( faça com as crianças)
A confecção da Cruz de Brigith é uma tradição nas festividades de Imbolc. Pode parecer muito complicado, mas não é. Dá um pouquinho de trabalho,mas o resultado compensa tudo. O importante é prestar atenção e sempre repetir a seguinte sequência: acrescente a nova palha dobrada na vertical , gire o conjunto todo para a esquerda ( sentido anti-horário), e novamente acrescente nova palha dobrada e...repete tudo de novo ! Se você não conseguir as palhas pode usar as folhas de palmeira ou até papel kraft . Se usar o kraft corte pedaços de 45com de comprimento e uns 5 mm de largura e dobre no meio no sentido da largura para que fique mais firme.. Depois de pronto , se quiser pinte-a de verde, para ficar da cor das palhas !
O passo-a-passo está na postagem de 25 de janeiro de 2011 , e tem um vídeo também pra ajudar !

Aqui um passo-a-passo ( em inglês) bem legal : http://www.squidoo.com/brigidscrosshowto




Mabon (pronuncia-se Mêibon) é também conhecido como Equinócio de Outono ou Lar da Colheita ou Festival da Segunda Colheita. Dia sagrado no paganismo, em especial na religião Wicca. Celebrado no dia do equinócio de outono, que corresponde a aproximadamente dia 20 de março no hemisfério Sul e no dia 22 de setembro no hemisfério Norte (as datas dos equinócios podem apresentar uma variação de até 3 dias de acordo com o ano).
Esse sabbat (Sabá no Brasil), que ocorre entre o Primeiro festival da colheita (Lughnasadh) e o Ano novo pagão (Samhain), marca o início do outono, dia santo pagão de descanso da colheita e comemoração, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que foi colhido e caçado. É uma época de equilíbrio, onde o dia e a noite têm a mesma duração.
Este é o dia de ação de graças do paganismo. Data onde os pagãos honram o Deus em seu aspecto de semente e a Grande Mãe em seu aspecto de Provedora.
O nome Mabon veio de um deus Celtas (também conhecido como Angus), o Deus do Amor. Esta é a ocasião ideal para pedirmos por todos aqueles que amamos, além de todos os que estão doentes ou velhos.
É tradição reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar as conquistas.
Também é costume retirar um tempo para dar uma atenção à sua casa, como consertar objetos estragados, restabelecer os estoques ou simplesmente fazer uma faxina. É comum em algumas tradições realizar uma bênção na casa no dia de Mabon.
As noites já começaram a ficar mais longas, desde o Solstício de Verão; aproxima-se a época da partida do Deus para a Terra do Verão, deixando a sua própria semente no ventre da Deusa, de onde renascerá (mantendo o eterno ciclo do nascer-morrer-renascer).
Fonte: http://pt.wikipedia.org