segunda-feira

La Befana : prepare-se para comemorar com as Crianças !

Esta é uma tradição tipicamente italiana e que não foi substituída pela figura do Papai Noel.
La Befana - também conhecida como Strega ou Vecchia- é uma personagem mítica ( assim como Noel e Nicolau, que aliás é comemorado em 6 de Dezembro), e que traz presentes e doces (ou ambos) para as crianças bem comportadas e ...carvão para as "outras"...


La Befana se apresenta trajando uma  capa escura, um avental com bolso, um chale, um lenço ou um capuz na cabeça cheio e fuligem - pois ela entra pelas chaminés- e calçando chinelos gastos e cheios de remendos coloridos.

Na noite de 5 para 6 de janeiro ela  monta em sua vassoura levando um saco cheio de  brinquedos, chocolates e caramelos - mas não se esquece também de levar uma boa dose de cinza e carvão!  E passa sobre os telhados das casas . Os presentes são colocados nas meias penduradas nas lareiras ou nos sapatos deixados perto da porta .
La Befana brinda as crianças com figos, tâmaras e mel. E as famílias deixam para ela um copo de vinho e um prato com alimentos.
                                                      
Muitas vezes ela aparece nas ruas, mascarada e acompanhada pelo Befano, seu marido, acompanhados por uma turma. La Befana oferece às famílias bênçãos de prosperidade.


                                                     
As ruas são preenchidas por Música  e as pessoas colocam bonecas com a imagem de La Befana em suas janelas,  convidando-a à entrar em suas casas. No fim da celebração de La Befana, as bonecas são queimadas, e com elas são incineradas as coisas ruins que aconteceram no ano anterior , e as boas realizações para o ano seguinte podem ser esperadas.


A relação entre a figura de La Befana e os espíritos ancestrais é nítida e ela passa a representar, assim, uma ancestralidade mítica que retorna a cada ano. Sua principal função é reafirmar a ligação entre a família e os ancestrais, através da troca de presentes.La Befana é uma Deusa Mãe Anciã celebrada na última noite dos 12 dias Sagrados ( entre o solstício de Inverno-Yule e a Epifania).

Durante este período as Mães antigas ensinavam os segredos da agricultura e das artes domésticas: fiar, tecer, bordar, cuidar e educar as crianças, manter vivas as tradições ancestrais e os antigos ritos sagrados; e recebiam oferendas de pão, mel, leite e tranças de pão .
Eis uma pequena canção cantada pelas crianças italianas:
La Befana vem à noite
Em sapatos rotos
Vestida em estilo romano
Vida longa para La Befana!
Ela traz cinzas e carvão
Para as crianças más
Para as boas crianças
Ela traz doces e um monte de brinquedos.
Referências:
http://www.labefana.com/
http://www.labefana.it/
http://www.estacio.br/rededeletras/
http://acasadomago.wordpress.com/
http://casadafadaazul.blogspot.com/

Que Befana traga muitos doces e prosperidade a todos , boa comemoração !
Muitas bênçãos !

6 comentários:

HAZEL disse...

Que linda esta tradição, Strega Mamma... e eu não me conformo. Porque não nasci em Itália? Porquê?? Oh... o que eu adorava!!

Marco disse...

A Lu gosta muito do mito da La Befana, tanto que ela acha estranho dar presentes no dia de Natal. Ela cresceu na Itália e lá os presentes eram dados no dia 06 justamente por causa da Befana.
Muito bom o seu post. São esses mitos que preservam nossas raízes. Grande abraço

Ariany (Dhanna) disse...

Muito especial o seu cantinho!!!
Basicamente o que sei sobre a Befana é o que vc postou!
tvz eu faça a boneca dEla e os meninos, sem dúvida, colocarão as meias na janela, e eu tb! hahaha
bençãos plenas!

Ana Cristina disse...

Aqui as crianças já estão ansiosas pela passagem da Befana. Ela sempre deixa um carvaozinho para cada um, afinal, ninguém fica super obediente o ano todo, né?

Feliz 2011!! Beijos

Ana Cristina

Menina no Sotão disse...

Eu ainda tenho um carvão de La Befana. rs
Gostava das sensações que ficava em minha pele durante a comemoração. rs
Bacio carissima

Gerald disse...

Adorei Strega! Tbm sou Contadora de Histórias...achei lindo,q bom q estará conosco estudando Tarô,vou acompanhar seu Blog...li tudo e gostei demais,aprendi demais...Obrigada por partilhar estas preciosidades!!
Saudações Plenas!
Isabela Falcón.