terça-feira

Imbolc se aproxima...Vamos fazer a Cruz de Brigiht com as Crianças ?

Imbolc se aproxima...Neste Festival celebramos a Deusa Celta Brigiht - Deusa do Fogo, da Inspiração, da Arte e da Vida...Brigith é uma deusa solar.
Uma das atividades bem interessantes que podemos fazer com as crianças é a Cruz de Brigith.
Na Irlanda estas  "cruzes solares" de proteção costumam ser colocadas em cima das portas e janelas da casa. São  feitas de palha e representam o olhar protetor da Deusa  vigiando e protegendo a casa durante todo o ano !
As fotos a seguir mostram como fazê-la, e  é bem simples .
Podem ser feitas com palha de trigo, ou  outro tipo de fibra.As tiras devem ter uns 40 a 50 cm de comprimento , pois serão dobradas ao meio; e não muito grossas ( 0,2 ou 0,3 mm)
1- faça uma cruz usando 2 palhas.
2- pegue uma 3ª palha, dobre-a ao meio e "encaixe-a" sobre a haste horizontal, como mostra a figura 2.
3-encoste a palha dobrada completamente na haste que está na horizontal, como está na figura acima, e segure aí no centro para que ela não "escape". Gire a cruz no sentido anti- horário como mostra a seta azul na figura acima. 
4- sua cruz ficará assim como na figura acima.
5- acrescente outra palha dobrada ao meio sobre as 2 hastes que estão na horizontal como na figura acima.
Segure as palhas para que não se soltem, e gire novamente no sentido anti-horário.

6- repita este processo , sempre acrescentando ( no sentido vertical, como mostra a seta amarela) uma palha dobrada sobre as palhas que estão na horizontal ( de forma que a metade da palha  fique por detrás e a outra metade pela frente, como na figura acima) e gire no sentido anti-horário para acrescentar a nova palha dobrada. Mantenha as palha que se sobrepõem bem juntinho das que estão na horizontal - a seta amarela é para lembrar isto) mas sem "apertar demais".


7- Esta cruz  daqui foi feita com 16 hastes , e repetimos o preocesso até usar todas.
8- ACABAMENTO: após passar a última haste vertical dobrada sobre as hastes horizontais você deverá "travá-la" para que sua cruz se mantenha estável e você possa prender as pontas ( com elástico) .Para isto você deverá "afrouxar " a última haste de palha que está na horizontal ( seguindo o movimento sugerido pela seta branca).
E passar as 2 hastes da última palha que foi encaixada verticalmente ( ver as indicações em amarelo) por dentro da "alça" formada pelo afrouxamento da haste horizontal.

9- Ajeite a sua cruz e passe os eláscitos de borracha em cada uma das extremidades. Depois você poderá substituir os elásticos por cordões, fitas ou palha, ou mantê-los ( para garantir a firmeza e a estabilidade da sua cruz) e sobrepor as fitas , corões ou outro tipo de acabamento.Não se esqueça de passar um fio para poder pendurá-la !
Veja como ficou a nossa ( 1ª foto !)
IMPORTANTE :
Tradicionalmente a Cruz Solar de Brigith é confeccionada com 28 hastes de palha( 1 para cada dia do mês ), de forma que  em cada estremidade tenhamos 7 hastes dobradas ( 1 para cada dia da semana).
Para quem preferir,  um vídeo super interessante que ensina a fazer a cruz de Brigith:


Bom trabalho e muitas Bênçãos !

8 comentários:

Nine disse...

Oi Strega Mamma! Adorei essa cruz! Além do significado e da Deusa que representa ela fica muito bonita e ainda é uma atividade super legal para se fazer com crianças! Parabéns!
Beijos,
Nine

Menina no Sotão disse...

Eu sempre faço essa cruz, mas confesso que não sei seguir os passos que exemplificou. A primeira vez eu vi o desenho e fiz. kkkkkkkkkkkk
Acho que fotografei a que fizemos no ano passado. rs
bacio carissima

Callia Amaris Harpia disse...

Não conhecia seu blog e o amei, será que eu com minhas parcas habilidades manuais consegueria fazer a cruz!!!Vou tentar!!!

Ana Carvalho disse...

Olá!
olha que coisa tão linda! Adoro o Imbolc! é mesmo o que mais gosto de todos os 8 Sabbaths... nunca fiz esses trabalhos manuais assim e este ano estou com falta de tempo!
que material usaste? é que não parece palha!
bacci

Strega Mamma disse...

Arkana : na falta da palha usei papel Kraft ( estas dicas estão em Pequenos Pagãos e Sabats) clique nas abas lá no alto da página ! Bjs !

Nydia disse...

Adoro a cruz de Brigid! Só que comemoro Imbolc depois, sigo a Roda Sul, e vamos de Lughnasadh en fevereiro, ;)

Passei aqui só pra deixar um beijinho e agradecer suas palavras carinhosas lá no blog.

<3

Ariany Moreira disse...

Que tudo de bom!
Não sigo a roda wiccana, mas comemoro as estações, sendo assim, vou deixar para fazer a cruz por volta de agosto, é qd se comemora imbolc, de acordo com o hemisfério sul. Posso deixar um link pra cá, vindo da casa da fada azul?
Bjss

Especialmente Gaspas disse...

Pena não ter papel craft nem palha :(