terça-feira

Ogham - a Arte Divinatória dos Celtas


Além do Tarô e das Runas o Ogham é um sistema de adivinhação muito antigo usado pelos Druída Celtas.
Composto originalmente por 20 símbolos riscados em gravetos aos quais foram adicionados mais 5 novos e 1 em branco.
Cada símbolo corresponde uma letra ou som e representa uma árvore e podem ser interpretados como um universo de idéias e significados relacionados à experiência humana.
Um exemplo  de símbolo e seus significados :
AILIM -/- AILM :Significa "de longo alcance, capaz de enxergar longe". A árvore é o ELM ( grupo que também inclui o pinho e os abetos) : árvores gigantes, são o símblo da perspectiva e da altura, pois elevam-se acima de tudo que os cerca.O Elm é a árvore usada na Grâ- Bretanha para o Maypole durante as festividades de Beltane.
Aspectos Mundanos : é hora de olhar o "retrato grande": veja  as árvores, mas também reconheça a floresta. Esteja ciente que sua percepção inclui metas de longo prazo e idéias.Prepare-se para o que pode estar chegando ao longo do caminho.
Aspectos Mágico : marca seu pregresso assim como seu crescimento e desenvolvimento espiritual. A medida que for atingindo níveis de sabedoria, olhe para o futuro e veja aonde este conhecimento o levará. Reconheça também que haverá  outros  que seguirão os seus passo, capacite-se a guiá-los  e a oferecer-lhes a mão quando necessário.
Quer saber mais ?  http://sabedoriadasarvores.wordpress.com
 Muitas bênçãos para todos !

5 comentários:

Menina no Sotão disse...

Eu não sou boa com adivinhações, nem mesmo o Tarot consegue me elevar a essa condição. Tenho dois, mas os uso pouco. Minha sensibilidade viaja de uma forma bastante curiosa. As vezes quando fecho os olhos tudo se apresenta, mas ainda de forma pouco clara talvez por não me dedicar tanto a isso.
Gostei da imagem que você colocou aqui. Tive até uma idéia sobre Yule. rs
Bacio

Hazel Evangelista disse...

Querida Strega Mamma, obrigada pelo teu comentário tão gentil na Casa Claridade.

Adorei conhecer o teu blog, que hei-de explorar com mais tempo. Junto-me aos teus seguidores, para acompanhar os novos posts.

Beijos e bênçãos

Anônimo disse...

Obrigado pelo comentário! =)
Adorei seu blog e por isso decidi segui-lo...

Corono é um deus de origem principalmente galega.. como os galícia é considerada uma das terras primordiais celtas, tem características muito próximas de certos deuses gauleses como Cernunnos e um deus celtibérico que está sendo "re-encontrado", hehe, chamado possivelmente Kornonos..

Se você se interessa pelo politeísmo ibérico, existe um grupo muito bacana, interessado em reconstrucionismo céltico de foco ibérico, chama-se senakokredima e tem uma proposta muito séria. Vale a pena conhecer. ;)

O endereço é: http://sites.google.com/site/senakokredima/

Marco Antônio disse...

Estou ansioso para saber como foi sua comemoração. Grande abraço

Unknown disse...

Minha convivência com os druidas - dada minha nova família hihihihi - tem sido muito produtiva, porque eu fui apresentada a este oráculo. E vendo como eles o utilizam e como os espíritos árvore conversam com essas pessoas é muito fascinante. A cada 3 meses, eu me consulto como eles e tenho aprendido muito! Vale a pena se aprofundar!