domingo

Cromoterapia simples e barata : água solarizada !

Você já ouviu falar em Cromoterapia através da solarização da água ?
O método é muito simples : basta pegar uma garrafa de vidro transparente, envolvê-la com papel celofane na cor indicada, enchê-la de água potável e levá-la ao sol ; deixe o recipiente exposto à luz solar por um período mínimo de uma hora (sol forte), durante meio dia (sol fraco) ou o dia todo (em dia chuvoso).

Após esse processo, a água já estará potencializada, podendo ser mantida armazenada em outro recipiente, na geladeira etc., só não ferva nem congele essa água após a solarização, pois alterará as suas propriedades. A quantidade mínima sugerida é de um copo por dia.


Este é um vídeo bem interessante que encontrei na internet :


As cores e  indicações :
Vermelho
Corresponde à nota musical dó e ao Chacra Básico.
Estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante. Atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.
Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.
É contra-indicado para temperamentos sangüíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.
Laranja
Corresponde à nota musical ré e ao Chacra Esplênico.
Estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.Do ponto de vista psicológico ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias.
Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.
É contra-indicado para pessoas com insônia.
Amarelo
Corresponde à nota musical mi e ao Chacra Plexo Solar .
Atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.
Do ponto de vista psicológico estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.
Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.
É contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.
Verde
Corresponde à nota musical fá e ao Chacra Cardíaco.
É a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. Acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
Do ponto de vista psicológico trás um sentimento de renovação e vida nova.
Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.
Não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.
Azul
Corresponde à nota musical sol e ao Chacra Laríngeo.
É uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.
Do ponto de vista psicológico pode trazer relaxamento, paz e quietude.
Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo.
É contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.
Índigo/Anil
Corresponde à nota musical lá e ao Chacra Frontal.
Assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.
Do ponto de vista psicológico clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.
Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.
Não apresenta contra-indicações.
Violeta
Corresponde à nota musical si e ao Chacra Coronário.
Aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfeccionante, antiestressante .É a cor da transmutação de energias.
Do ponto de vista psicológico possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, raquitismo, problemas na bexiga.
Não apresenta contra-indicações.
Rosa
Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo.
Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.
O rosa não apresenta contra-indicações.
Branco
É a união de todas as cores, combinação perfeita das freqüências coloridas.
Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra-indicações.

Um brinde : saúde ! Tim ! Tim !

6 comentários:

Espaço do João disse...

Bem...Aqui tambem se aprende. Nunca tinha ouvido falar em semelhante trapia. Como diz o ditado , nunca somos velhos para aprender.
A cultura é aquilo que resta daquilo que aprendemos. Voltarei sempre que desponível. Tenha uma boa semana. Um beijo de amizade. João

Especialmente Gaspas disse...

Que giro :)

Tenho de experimentar :)

Nine disse...

Que idéia legal! E simples de fazer!
Beijos,
Nine

Ana Carvalho disse...

olá!
olha já tinha ouvido falar várias vezes nisso, mas não fazia ideia que podia ser tão fácil :)
adoro os temas daqui!
beijo

Callia Amaris Harpia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Callia Amaris Harpia disse...

Eu já conhecia esta dica,mas nunca fiz.Você explicou muito bem e vou testar esta semana com diversas cores.