terça-feira

Comemorando a Noite Mais Longa do Ano - o Solstício de Inverno !


Em 20 de Junho teremos o Solstício de Inverno , e a noite mais longa do ano nos convida a comemorar pois como chegamos ao auge da escuridão ( noite mais longa) , a partir de agora a luz vai ganhando espaço e tempo, se ampliando, se ampliando até que no solstício de verão atingirá o seu ponto de culminância.

Daí este ser um festival do Fogo e da Luz  !
Mas o que significa para cada um de nós este RETORNO DO SOL e DA LUZ ?
De que forma isso afetava e afeta as nossas vidas ?

Em diferentes (épocas e) culturas temos a comemoração do solstício de inverno/festival da luz , sendo algumas bem conhecidas : as antigas  Saturnálias romanas , o Natal cristão, o Yule pagão, o Hanukkah hebreu, o Kwanzaa dos decententes Africanos radicados na América do Norte... isso nos leva a pensar na importância desse evento.

Estas comemorações tem um sabor de "recomeço", uma vez que saímos da escuridão em direção á Luz e uma LIMPEZA caprichada pode ser um dos melhores rituais que podemos fazer. Tirar tudo o que não usamos mais, ou não queremos ( coisas materiais como roupas, ou livros ), ou num nível mais sutil coisas que ( emocionalmente, psicologicamente) queremos nos "desfazer"  . Faça uma listinha ! Minha avó costumava pedir para nós que fizéssemos esta listinhas e depois nós nos sentávamos na cozinha e ela fazia a "queima ritual" estes papéis numa tigela de barro ...( mas isso só deverá ser feito por um adulto !)

Aqui uma dica bem legal de como fazer uma limpeza ecológica : http://donossoquintal.wordpress.com/limpeza-ecologica/

O próximo passo pode ser ORGANIZAR os espaços da casa ( e do trabalho, se necessário), e cada um poderá fazê-lo em seu espaço ( quarto. estante), ou em conjunto num espaço comum.

Como próximo passo podemos dar as "boas vindas à Luz e ao Sol" ( as janelas já devem ter sido bem limpas !), e para isso podemos pendurar um prisma de água ( que segundo o Feng Shui energiza e revigora o ambiente). Com sorte a luz do Sol ao atravessá-lo poderá ser decomposta formando um lindo arco-íris !

Imagens dos prismas : http://janprismas.blogspot.com.br/

Muitos outros rituais podemos fazer, nós escolhemos estes para este ano aqui em casa !

Com as Bênçãos dos Antigos !

Um comentário:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá Boa noite...hoje, noite mais longa!
Adorei ler seu texto!
Hoje chove muito e eu daria tudo para que fosse noite de lua limpa...pena!
Te desejo um ótimo solstício... boas energias, bons pensamentos e sabedoria!
Bjs
CamomilaRosa