terça-feira

Os Chineses Inventaram e os Bruxos aprovaram : CHÁ !


A Lenda do Chá:

Por volta de 2737 a.C. o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista e patrono das artes, lançou  como medida higiênica a idéia de se beber água fervida  e, durante uma viagem e sem querer, deixou cair algumas folhas na água que estava sendo fervida. Provou e achou muito refrescante. Ali nascia o chá !
Muito mais tarde os portugueses espalharam este hábito pela Europa . O famoso "Chá das Cinco" inglês é obra da portuguesa Catarina de Bragança ( filha de D. João IV de Portugal) que  ao casar-se  com Carlos II, da Inglaterra, em 1662 levou junto de seus dotes  uma arca cheia  de chás da China,  e acabou introduzindo esta novidade na corte.


Muitas são as maneiras de preparar o chá :
Infusão:
Coloca-se  a planta num recipiente de louça e despeja-se  a água que começou a ferve; abafa-se e espera-se por, no mínimo, uns 10 minutos.Antes de servir coa-se a mistura. Fazemos assim ao utilizar folhas e flores,pois ao abafá-las evita-se a perda dos princípios ativos das plantas.
Decocção:
A planta é colocada em um recipiente com água fria e semi-tampado,  e leva-se à fervura por 10 a 15 minutos.Este procedimento deve ser feito quando utilizamos as partes duras da planta - sementes, cascas de árvores e frutos- e quanto mais dura, maior deverá ser o tempo de fervura. Depois  deixamos repousar por 10 minutos com o recipiente tampado,  e coamos a mistura para servir.


Nunca reaproveite um chá preparado, de um dia para o outro.


Sabem que os chás são classificados baseado na sua técnica de produção ?
  Chá verde - folha não oxidada nem murchada.
 Chá amarelo - folha não oxidada nem murchada, mas amarelada.
 Chá branco - folha murchada, mas não oxidada.
 Chá preto - folha murchada, esmagada e totalmente oxidada.
 Oolong - folha murchada e parcialmente oxidada.

Este foi o resultado da minha pesquisa (não apenas na  internet , mas em outros cantinhos também) !
Agora vou pegar a minha xícara e tomar o meu chazinho ...
Muitas bênçãos  !

5 comentários:

Menina no Sotão disse...

Eu adoro chá e já cheguei inclusive a escrever um post sobre esse assunto. rs
Já faz tempo, é verdade, mas foi depois de ler um livro sobre a cerimônia do chá. É um assunto que eu adoro. A bem da verdade eu adoro mitos e lendas. rs
bacio carissima

Adriene Mello disse...

Aliás... somente chamamos "Chá" a Camellia Sinensis ou seja, o chá verde, o chá branco, o chá vermelho, o Oolong etc. As outras infusões são chamadas erroneamente de chá.
Um bom chá da cinco pra vc e que tenha uma excelente companhia para degustá-lo. Tin tin.
Bjins
Adriene

Anônimo disse...

Como você já sabe, adoro chá e por isso mesmo adorei saber a sua história. Nunca pensei em investigar as origens dele, não sei porquê...

Curiosamente, não sei como é que os povos europeus não se lembraram de fazer infusões para fins medicinais. Parece ser algo bastante enraizado na cultura europeia/ocidental.

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

É bom saber que o meu querido chá das cinco foi difundida por uma patricia nossa!

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

A Ene tem razão, os outros para mim, são remedios! Prefiro os pretos, são mais fortes!